Facebook Twitter Instagram

Assistência Técnica e Extensão Rural

A Assistência técnica e extensão rural (Ater) tem a missão de promover a inserção dos agricultores familiares no processo de desenvolvimento rural sustentável. A Agerp, órgão oficial do Governo do Estado do Maranhão, responsável em executar a política de Ater, busca a qualificação e universalização dos serviços de Ater, bem como a articulação e integração das políticas públicas no atendimento aos agricultores familiares.

A Agerp realiza o acompanhamento técnico aos agricultores familiares do Maranhão em diferentes tipos de ações.

PPA/Ater

Plano Mais IDH

O Plano “Mais IDH”, principal estratégia do Governo do Estado para reduzir a extrema pobreza nos 30 municípios com menores indicadores sociais do Maranhão, é coordenado pela Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP) e envolve diretamente outras seis Secretarias de Estado entre elas a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) onde executa em conjunto com suas vinculadas AGERP e ITERMA, projetos de produção e renda englobando ações de inclusão produtiva e educação no campo que irão gerar a melhoria de vida às famílias dos beneficiários e consequentemente aos que irão adquirir os produtos saudáveis por eles produzidos.

Cadeias Produtivas

São 10 cadeias que o Governo está desenvolvendo, sendo sete trabalhadas pela Agerp/SAF onde serão implantadas Sistemas Integrados de Produção de Tecnologias Sociais (SISTECS) com foco nas cadeias produtivas e assistência técnica aos produtores. Cadeias produtivas: Feijão-caupi, Mandioca, Ovinocaprinocultura, Aves caipira, Hortifrúti Delta Caju, Hortifrúti Abacaxi Turiaçu, Mel.

Assentamentos Estaduais

Cadastro Ambiental Rural (CAR)

Contratos e Convênios