Facebook Twitter Instagram

Mais Produção

O Sistema de Agricultura  Familiar (SAF -AGERP – ITERMA), a partir das reivindicações dos movimentos sociais, participa do ‘Plano Mais IDH’ com diversas ações voltadas para o combate a extrema pobreza e promoção da segurança alimentar da população rural nos 30 municípios com menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH). Além disso, a SAF atua fortemente para o desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar em todo o território maranhense por meio do “Programa Mais Produção” desenvolvido pela Secretaria. O ‘Programa Mais Produção’ tem como objetivo fazer a inclusão de famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade sócioprodutiva e em extrema pobreza para gerar renda e desenvolvimento rural sustentável.

O Programa trabalha com ações em parceria com os órgãos vinculados que compõem o Sistema de Agricultura Familiar, Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp) e Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma):

1.Sistemas Integrados de Tecnologias Sociais (Sistecs)

Os Sistecs têm como objetivo dar condições de produção para os agricultores em situação de pobreza e elevar a segurança alimentar e nutricional dessas famílias.

2. Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater)
Política para qualificação de todo o sistema produtivo da agricultura familiar, através de assistência técnica aos agricultores familiares e implantação de unidades de referência produtivas para estimular a diversificação da produção e difusão tecnológica a partir das culturas básicas.

3. Feiras Regionais da Agricultura Familiar
Para fortalecer a comercialização dos produtores rurais, serão implantadas 27 feiras regionais da agricultura familiar nos municípios que estão no “Plano Mais IDH”.

4. Regularização Fundiária e Consolidação de Assentamentos Estaduais
Promoção de regularização fundiária e consolidação de assentamentos dos municípios do Mais IDH, garantindo as condições de infraestrutura, assistência técnica, acesso aos créditos e demais políticas da reforma agrária

5. Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF)
Identificar, intervir e orientar agricultores de 37 assentamentos distribuídos em 09 dos 30 municípios, no seu processo de regularização e acesso ao crédito fundiário.

6. Formação e Capacitação Mais Agricultura Familiar
Capacitação de técnicos e agricultores familiares, visando formação qualificada, sistêmica e continuada para inserção sócioprodutiva. Para levar Ater aos municípios do “Plano Mais IDH”, o Governo do Estado, contratou 90 técnicos agropecuários, entre engenheiros agrônomos, zootecnistas, médicos veterinários e técnicos agrícolas, que foram capacitados para orientar, acompanhar e apoiar a implantação dos projetos.

7.Mais Leitura no Campo
Implantação de 150 “Bibliotecas Rurais Arca das Letras” nos 30 municípios para incentivar a leitura e gerar conhecimento às famílias rurais.

8. Cadeias Produtivas