AGERP realiza prática de defensivo natural em comunidade quilombola de Campo Rio
A Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (AGERP) realizou uma prática de defensivo natural para o controle de pragas e doenças na comunidade quilombola Campo Rio, beneficiando agricultores familiares que integram o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Conab).
A atividade teve como foco fortalecer a produção agroecológica e promover alternativas sustentáveis para o manejo das lavouras, reduzindo o uso de insumos químicos e garantindo alimentos mais saudáveis para o consumo e para a comercialização. Durante a ação, os agricultores participaram ativamente da preparação e aplicação do defensivo natural, aprendendo técnicas que podem ser reproduzidas nas suas próprias áreas de cultivo.
Atualmente, os agricultores da comunidade produzem de forma coletiva em uma área onde já estão cultivados milho, quiabo e maxixe. Além disso, cada família possui sua área individual de produção, com culturas como macaxeira, vinagreira, milho, maxixe, melancia, entre outras, diversificando a produção e fortalecendo a segurança alimentar e a geração de renda.
Além da prática com o defensivo natural, a equipe técnica também repassou orientações sobre adubação, destacando a importância do manejo adequado do solo para garantir maior produtividade, equilíbrio nutricional das plantas e sustentabilidade das áreas cultivadas.
A atividade contou com a participação dos técnicos da AGERP Carlos Eduarth, Laniel Barros, Flávia Vieira e Flaviane Vieira, que acompanharam de perto os agricultores, orientando e esclarecendo dúvidas, em uma ação integrada de assistência técnica e extensão rural.